cover
Tocando Agora:

Bate-papo

      Bem-vindo ao chat

      Pastor sequestrado durante culto na África da Sul é resgatado

      O pastor Josh Sullivan, que foi sequestrado na África do Sul, foi resgatado durante uma operação militar na província do Cabo Orient...

      Pastor sequestrado durante culto na África da Sul é resgatado
      Pastor sequestrado durante culto na África da Sul é resgatado (Foto: Reprodução)

      O pastor Josh Sullivan, que foi sequestrado na África do Sul, foi resgatado durante uma operação militar na província do Cabo Oriental.

      As autoridades locais confirmaram a informação nesta quarta-feira (16). A Diretoria de Investigação de Crimes Prioritários (HAWKS) contou que uma operação liderada pela agência "resultou no resgate bem-sucedido" de um cidadão americano, "supostamente um pastor local que teria sido sequestrado e mantido em um local seguro em KwaMagxaki, Gqeberha, em 15 de abril de 2025".

      Embora o comunicado à imprensa não tenha mencionado o nome de Josh, Tom Hatley, pastor da Igreja Batista Fellowship em Maryville, Tennessee, compartilhou no Facebook:

      "Josh foi liberado. Acabei de receber 'autorização para divulgar'. A mídia sul-africana começou a transmitir. A mídia americana seguirá. Obrigado pelo apoio e orações. Por favor, não parem de orar pelos Sullivans. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo".

      O resgate ocorreu depois que uma equipe de várias agências policiais foi montada e trabalhou no local para ajudar a localizar Josh.

      "Uma equipe de várias agências policiais, incluindo o Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado, foi formada no local e está investigando ativamente o caso e apoiando os familiares envolvidos com colegas da embaixada e do consulado", disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA à Fox News, antes do resgate. 

      "O Departamento de Estado dos EUA e nossas embaixadas e consulados no exterior não têm prioridade maior do que a segurança dos cidadãos americanos no exterior", acrescentou.

      ‘Ele ficou ileso’

      Josh foi sequestrado na África do Sul na última quinta-feira (10), depois que quatro homens invadiram sua igreja e o arrastaram para fora do púlpito. O carro do pastor foi encontrado abandonado algumas horas depois, mas ninguém sabia sobre seu paradeiro.

      A polícia afirmou que recebeu informações de que Josh estava dentro de um esconderijo na cidade de Gqeberha. 

      Quando chegaram à casa, suspeitos dentro de um carro começaram a atirar nos policiais e tentaram fugir. Durante o "tiroteio de alta intensidade", três homens não identificados foram mortos. 

      As autoridades disseram que o pastor foi encontrado dentro do mesmo carro em que os suspeitos estavam, porém ele estava "milagrosamente ileso", e "atualmente ele está em excelentes condições".

      “Louvado seja Deus por esta grande notícia! Sabemos que esta foi a mão de Deus e rendemos graças ao Senhor pelo Pastor Sullivan poder voltar em segurança para casa, para a sua família e para a sua congregação na Igreja Batista Fellowship”, compartilhou o evangelista Franklin Graham no Facebook.

      (Foto: Reprodução)
      Josh e Meagan. (Foto: Reprodução/Facebook/Meagan Sullivan)

      Josh foi para a África do Sul com sua esposa Meagan e dois filhos em 2018. Em 2015, o casal havia participado de um estágio de seis meses no país, como parte de seu treinamento bíblico para se tornarem missionários locais.

      "Foi nessa época que o Senhor começou a tocar seus corações especificamente pelo povo Xhosa", disse o missionário Mark Coffey. 

      "Eles retornaram em 2018 como missionários de tempo integral na plantação de igrejas, determinados a compartilhar o Evangelho e ver vidas transformadas. Josh se comprometeu a fazer dois anos de curso de idiomas e se tornou fluente em Xhosa para poder pregar, discipular e ministrar com mais eficácia", concluiu.

      Fale Conosco